Carregando...
 
 
Brasília-DF, 30 de Abril de 2017. Ano 13
Hoje
ABRIL/2017
D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
Total de 33219 notícias
Viaduto da EPTG é inaugurado
DISTRITO FEDERAL
Viaduto da EPTG é inaugurado
Da Redação em 16/08/2008 19:37:56

Os motoristas que passam diariamente pela Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) têm bons motivos para comemorar. Neste sábado (16), o governador José Roberto Arruda, acompanhado do vice-presidente José Alencar inaugurou o complexo de viaduto Israel Pinheiro, que irá desafogar o trânsito na região. 

A obra -  projetada e licitada ainda no governo de Joaquim Roriz -  faz parte do programa Brasília Integrada, que visa modernizar o sistema viário e de transporte público coletivo no DF. O complexo ficou pronto em 14 meses e custou R$ 21 milhões, sendo 70% de financiamento do Banco Mundial (Bird) e 30% de contrapartida do GDF. "Essa é maior obra do nosso governo e marca o inicio da mudança no sistema viário de todo o DF", destacou o governador.  

Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Luiz Carlos Tanezini, cerca de 140 mil veículos trafegam diariamente na rodovia e a obra irá beneficiar principalmente os moradores da região de Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras, Estrutural e Taguatinga. "O fluxo de veículos deve aumentar na EPTG, já que as pessoas não vão precisar usar a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) como via alternativa", afirmou. "A população está muito satisfeita com a obra", ressaltou Tanezini.  

O complexo de viadutos recebeu o nome Israel Pinheiro em homenagem ao político mineiro responsável pela Novacap na época da construção de Brasília e também primeiro prefeito da capital, logo após a inauguração oficial em 1960. "Escolhemos a principal obra deste governo para prestar uma homenagem a um homem tão importante para a cidade e que é pouco lembrado", disse Arruda. "A cidade cresceu muito e já não comporta o número de veículos. "Quando o Brasília Integrada estiver completamente implantado, o trânsito vai fluir melhor e a população irá optar pelo transporte coletivo", acrescentou o secretário de Transportes, Alberto Fraga. 

A inauguração foi comemorada com queima de fogos, shows e campeonato de ciclismo. O vice-presidente José Alencar, disse que a construção do viaduto da EPTG foi uma das iniciativas mais importantes do governo local. "Uma obra como esta, que vai beneficiar tanta gente, mostra como as questões mais importantes do Distrito Federal estão sendo tratadas com eficiência", elogiou.     

Morador de Águas Claras, o dentista Paulo Roberto Tavares, 36 anos, contou que todos os dias pega engarrafamento para ir e voltar ao trabalho. "Sempre tenho que sair de casa muito cedo para não chegar atrasado", relatou. Com a inauguração no viaduto ele acredita que o transito ficará melhor na região. "Para quem passa por aqui todos os dias será um grande alívio". A advogada Maria Fernanda Muniz, 28 anos, estava ansiosa para ver a conclusão da obra. "Moro em Vicente Pires e passo por aqui todos os dias. Não via a hora de ficar tudo pronto". "Com certeza o transito ficará muito melhor", opinou.

Novos viadutos

Na ocasião, o governador também apresentou o projeto de revitalização da EPTG e assinou o edital de licitação para dar inicio às obras. O projeto inclui a construção de mais quatro viadutos, corredor exclusivo para ônibus, 12,2 km de ciclovia, vias marginais e a restauração do pavimento. A obra, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), custará R$ 190 milhões e deve ficar pronta em 2010.

De acordo com o diretor do DER, além de agregar mais uma faixa as três já existentes em cada sentido, o projeto também inclui a construção de duas vias auxiliares, com duas faixas por sentido.O evento contou ainda com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do vice-governador Paulo Octávio, dos senadores Gim Argelo e Marcone Perillo, além de secretários de governo, deputados federais e distritais. Com informações da Agecom.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

Sem frase

Sem enquetes no momento.

Sem broncas

Enviar bronca
MP3 Player


Iniciar sessao