Carregando...
 
 
Brasília-DF, 01 de Novembro de 2005. Ano 1
Hoje
NOVEMBRO/2005
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Total de 33219 notícias

Queda do PIB ficou " um pouco acima do previsto", afirma Palocci
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:50:02

Carolina Pimente, da Agência Brasil

Puerto Iguazú (Argentina) – O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que já era esperada a queda do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas no país. Mas admitiu que a queda de 1,2% no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, "foi um pouco acima do previsto". "Os indicadores antecedentes mostraram queda no trimestre. Mas se olharmos os dados divulgados pelo IBGE, temos características próprias este trimestre, no qual houve expansão importante do consumo das famílias, que representa 60% do PIB", afirmou.

Segundo ele, o terceiro trimestre se caracteriza como um ajuste de estoque das empresas. "Olhando a continuidade do aumento das vendas e a continuidade do aumento da renda indicam que o crescimento não vai parar", comentou.

"Não há crescimento em nenhum ciclo importante e longo que não tenha momentos de queda". Palloci afirma ainda que "certamente no fim dos indicadores vão mostrar retomada do crescimento".



Dirceu está perdendo
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:41:13


A apuração pela cassação do deputado José Dirceu, que já votou e foi para casa, está em andamento. Até agora a pouco já haviam sido contabilizados 100 votos sim e 74 não.



Luciana Genro, líder do Psol: Dirceu merece ser cassado
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:31:51

Do JB Online


A líder do Psol, deputada Luciana Genro (RS), disse que a eventual cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) servirá para "livrar a cara" do presidente Lula. É que o presidente, segundo ela, é o grande responsável pelo "mensalão".

De qualquer maneira, para Luciana Genro, Dirceu merece ser cassado, pois "escolheu más companhias" e "foi um dos responsáveis por ter transformado o PT no contrário do PT".

"A tragédia do PT é ser obrigado a dizer, para se salvar, que é igual a todos os outros partidos", avaliou a deputada, segundo a Agência Câmara.

O presidente Aldo Rebelo já deu início à votação do parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomenda a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). A votação será secreta. Os deputados votarão por meio de cédulas impressas colocadas em envelopes, a serem depositados em urnas instaladas junto à Mesa.

Antes do começo da votação, o painel eletrônico registrava a presença de 475 deputados, mas o quorum da votação será aquele que for apurado nos votos impressos.

Para a cassação do mandato, o parecer do conselho deve obter pelo menos 257 votos favoráveis (metade mais um do total de 513 deputados).



CPI da Pirataria vira livro
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:20:52



Um fato surpreendente espantou milhões de brasileiros que assistiam ao Jornal Nacional: o deputado federal Luiz Antonio de Medeiros, em pessoa, atraiu para uma armadilha o maior contrabandista e falsificador com ação no Brasil, o chinês Law Kin Chong, e, com apoio da Polícia Federal, gravou tudo e o levou para a prisão.

Medeiros - que está ameaçado de morte e só anda com um policial federal fazendo sua escolta - conta neste livro, com coragem e transparência, como foram as investigações na CPI da Pirataria, que enquadrou contrabandistas, falsificadores, policiais corruptos e traficantes. Uma das poucas CPI's que não terminou em pizza. O livro “CPI da Pirataria” será lançado no próximo dia 12 de dezembro, às 19 horas, na Saraiva Mega Store, Shopping Eldorado, em São Paulo



Linchamento da esquerda
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:14:16

Sem lembrar do que o PT fez com muitos políticos no passado, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) diz que o caso José Dirceu não é apenas uma questão relacionada com o mandato do parlamentar, mas uma luta política com vistas às eleições de 2006. "Cassar um mandato sem provas cabais de quebra de decoro seria um retorno aos tempos da ditadura", garantiu. Ele acredita que cassar Dirceu é o primeiro ato de uma espécie de "linchamento" da esquerda



Defendendo José Dirceu
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:07:40

O líder do PT, Henrique Fontana (RS), fez um bom discurso agora pouco no Plenário da pedindo que seus pares façam uma boa reflexão na hora do voto sobre o processo do deputado José Dirceu. E arrematou: "Não há respaldo, em nenhuma prova material contra Dirceu, para a acusação de quebra de decoro; os julgamentos podem ser políticos, mas não puramente políticos".



TCU quer acompanhar conservação de rodovias federais
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 23:02:36


Uma boa notícia para os motoristas que enfentam o péssimo estado de conservação das estradas brasileiras. O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), disse a Agência Estado, que vai sugerir ao plenário do órgão, na próxima semana, que o TCU tenha um programa para acompanhar permanentemente o estado de conservação das rodovias federais do País. A idéia de Nardes é determinar que os escritórios regionais do TCU nos Estados - as Secretaria de Controle Externo - realizem um levantamento das estradas que estão em situação mais precária. "Em cima disso, faríamos a fiscalização dessas estradas em pior estado", completou.

"As estradas são construídas, mas não recebem manutenção. Isso é mau uso do dinheiro público", disse o ministro, que é o encarregado, dentre os ministros do TCU, de fiscalizar as ações do governo na área de Transportes. Na próxima quarta-feira, Nardes deve mostrar um esboço do projeto para os outros ministros do Tribunal. O programa completo de monitoramento, disse, deve ficar pronto em fevereiro.



TAM inicia novos vôos domésticos amanhã
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 22:39:33


A TAM vai aumentar sua oferta de vôos para destinos domésticos a partir de amanhã. Segundo a companhia, a medida é de caráter permanente. Nos próximos 15 dias, a TAM deve anunciar mudanças temporárias na malha para atender a alta temporada turística, que vai de dezembro a março.

Entre os novos vôos previstos para começar amanhã estão uma freqüência diária entre Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), sem escalas. A região de Campinas (SP) também ganha mais um vôo com destino ao Galeão (RJ), de onde prossegue viagem para Salvador (BA) e Maceió (AL). A ligação entre os aeroportos do Galeão (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE) passa a contar com mais uma freqüência diária. Previsto também novo vôo entre Joinville (SC) e Congonhas (SP) a partir do dia 2 de dezembro.

Fonte: Agencia Estado - Renata Stuani



Votação em andamento
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 22:27:36

Já está em andamento a votação que poderá decidir pela cassação do mandato deputado José Dirceu. Caso seja cassado, ele perderá seus direitos políticos por oito anos. Estão presentes no plenário 475 deputados. Dirceu perde o mandato se 257 deputados votarem pela cassação.



Deputados decidem destino de Dirceu
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 20:37:38


Ilimar Franco e Maria Lima - O Globo
Globo Online

Começou às 19h05m desta quarta-feira a sessão extraordinária do plenário da Câmara dos Deputados em que será votado o parecer do Conselho de Ética recomendando a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). Registraram presença 262 deputados, superando o quorum mínimo, que é de 257.

O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), disse, na tribuna, que há provas contra o petista e negou que ele esteja sendo cassado por seu passado político. Segundo ele, Dirceu pode perder o mandato justamente por ter negado todo o seu passado quando esteve à frente da Casa Civil.

- Ninguém perde o mandato pela sua história. Ninguém perde o mandado pelo seu passado, mas justamente porque, com as suas atitudes na Casa Civil, Vossa Excelência tem negado seu passado e sua história - disse o relator.

Júlio Delgado disse que a defesa do ex-ministro da Casa Civil não foi cerceada e que há uma fartura de provas contra ele.

- Há uma fartura de provas de favorecimento indevido e de abusos da máquina pública. Dirceu é o principal envolvido no escândalo do vazamento de recursos por meio de Marcos Valério para vários partidos e parlamentares - afirmou.



Iris Araújo não recua
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 14:26:02


Paola Franco, do Diário da Manhã


O palanque parece ser o lugar onde a senadora Iris de Araújo se sente plenamente à vontade. Mais até que na cozinha, onde ela aparece semanalmente apresentando o programa Cozinhando com Dona Iris, exibido aos sábados pela TV Goiânia. Após um discurso inflamado, durante a convenção do PMDB, no último domingo, 27, Íris recebeu o Diário da Manhã em sua cobertura duplex no Solar dos Buritis. Impecavelmente vestida e maquiada, ela usava colares de contas rústicas, seguindo as últimas tendências de moda. Um anelão de acrílico numa das mãos foi o acessório que mais chamou a atenção enquanto ela gesticulava com a paixão típica dos políticos.

No meio da entrevista, chama a atenção um barulho parecido com um uivo, vindo do andar de baixo. Dona Iris ri e diz que é o marido, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), brincando com os netos. “Hoje é dia em que vem todo mundo almoçar aqui. Devem estar chegando por aí, com neto, periquito, papagaio e tudo que têm direito”, brinca a senadora. Na seqüência, retoma a conversa para garantir que continuará candidata ao Senado mesmo que Iris Rezende dispute o governo do Estado, hipótese que ela acha remota. Tão improvável, na sua opinião, quanto a possibilidade de aliança entre PSDB e PMDB, adversários em Goiás.

Diário da Manhã – Cabem dois Iris na eleição do ano que vem?
Iris de Araújo – A gente precisa analisar essa questão com critério. Não estou dizendo que vai acontecer, mas a sociedade evoluiu muito em termos de conceitos. Vamos analisar Goiás. O vice-governador (Alcides Rodrigues), por exemplo, tem sua esposa (Raquel Rodrigues) que foi eleita deputada e depois prefeita (de Santa Helena). E não aconteceu nenhum terremoto, não se formou nenhuma panela, porque certamente a sociedade compreendeu que ela não surgiu por acaso, mas pelo trabalho dela. Isso tudo para mim é de um preconceito sem tamanho, é como se a mulher não tivesse massa cinzenta. Como se ela não tivesse ação, a não ser que houvesse um homem ao seu lado para girar uma chavinha e ela sair feito uma boneca andando e dizendo as coisas que ele quer. Eu convivo dentro do Senado com dois irmãos senadores, o Álvaro e o Osmar Dias. Nós temos o caso do ex-presidente (José) Sarney, que tem uma filha senadora, a Roseana Sarney, e o filho Zequinha, que é deputado federal. Há também o exemplo da Rita Camata, que foi deputada federal, e o marido dela, o Gerson Camata, senador. Maria do Carmo (Alves) é senadora e o marido é governador do Sergipe (José Alves Filho). Acho que Goiás também caminha para essa postura avançada, porque é uma postura que diz respeito ao reconhecimento do trabalho.

DM – A srª acredita na possibilidade de Iris Rezende ser candidato ao governo? Caso sim, manterá sua intenção de disputar o Senado?
Iris – Acho injusto cercearem o direito que o Iris tem de se colocar como candidato. Se o PMDB reviveu agora, a partir desse episódio da eleição, tudo se deve à determinação do Iris. Afinal, muita gente falava que ele perderia a eleição. Aí já pensou, perder a Prefeitura nessa altura do campeonato? Portanto, não podemos querer tirá-lo do processo, dizer que ele não pode ser candidato. Pode sim. Se o partido precisar, por que não? Hoje não precisa, pois temos candidatos bons que estão atuando. Acredito que ele não será candidato. O Iris tem compromissos sérios com Goiânia. E de qualquer maneira eu continuo sendo candidata.


Clique aqui para ler mais



Governo quer sessão vazia para salvar Dirceu
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 14:21:28


KENNEDY ALENCAR, da Folha de S.Paulo

Diferentemente de quatro meses atrás, quando tinha interesse na cassação de José Dirceu (PT-SP) para acelerar o desfecho da crise, o governo atua discretamente para ajudar o ex-ministro a se salvar ou, no mínimo, a perder o mandato de deputado por placar que não seja humilhante e que lhe permita entoar o discurso de vítima de vingança política.

O ministro Jaques Wagner (Relações Institucionais) tem deixado claro em conversas com líderes de partidos aliados que a cassação de Dirceu não é mais boa notícia para o Planalto. Essa avaliação estimulou a cúpula do PT a fazer uma operação de última hora para tentar salvar o deputado.

Clique aqui para ler mais



Área do Parque Nacional ainda pode ser alterada
Enviado por Carlos Honorato em 30/11/2005 14:15:22

Do Jornal de Brasília


Aproposta de ampliação do Parque Nacional ainda pode mudar. O relator da emenda da liderança do governo que será apreciada em plenário, deputado José Eduardo Cardozo (PT- SP), ouviu, ontem à noite, em audiência pública na Câmara dos Deputados, as reivindicações de moradores das áreas que serão afetadas pela expansão do Parque.

Cardozo prometeu tentar se reunir com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ver o que será possível incorporar. Adiantou, contudo, que não tem muita margem de manobra, porque o prazo é curto em razão do projeto estar tramitando em regime de urgência urgentíssima.

O Projeto de Lei 4.186/04 deveria ter sido votado em plenário semana passada, mas foi adiado porque o governo apresentou uma emenda ao substitutivo elaborado pelo deputado Jorge Pinheiro (PL-DF) alterando a área do Parque de 41,8 mil hectares para 44,8 mil hectares. E são esses três mil hectares de diferença que estão adiando a votação. Neles vivem famílias de alguns condomínios e do Lago Oeste, além de existirem áreas de ecoturismo.

Na audiência, a proposta de expansão contida na emenda foi apresentada pelo diretor de Ecossistemas do Ibama Nacional, Valmir Ortega. Ele fez questão de ressaltar, contudo, que não estava ali para negociar e sim para prestar esclarecimentos. A notícia desagradou os moradores que participaram da audiência.


Clique aqui para ler mais



Correio vence Prêmio Senai de Reportagem 2005
Enviado por Carlos Honorato em 29/11/2005 22:57:09

A reportagem .Prepare-se para Ter Trabalho., publicada em 3 de dezembro de 2004 pelo jornal Correio Braziliense, foi a grande vencedora da quarta edição do Prêmio SENAI de Reportagem. As
jornalistas Carmen Souza e Renata Mariz, autoras do trabalho, receberam prêmios no valor de R$ 35 mil na cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 29 de novembro, na sede da Confederação Nacional da
Indústria (CNI), em Brasília.
O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, participou da solenidade, ao lado do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), José Manuel de Aguiar Martins. A reportagem do Correio Braziliense, grande vencedora do Prêmio, também foi vencedora na categoria Jornalismo Impresso, e destaca a importância da capacitação profissional para o trabalhador aproveitar as
oportunidades do mercado de trabalho. Mostra também os programas de estágio e trainées e traça um panorama dos setores que abrirão mais vagas nos próximos anos.
Em segundo lugar na categoria Jornalismo Impresso ficou a reportagem .Os Melhores MBAs no Brasil., de Márcia Rocha e Daniela de Lacerda, publicada pela revista Você S.A, que traz o ranking das melhores especializações no Brasil.
Já na categoria Telejornalismo, o primeiro colocado foi .Siderurgia e Metalurgia: A Educação Profissional para um Mercado em Expansão., de Ismar Madeira Cunha Júnior, Saulo Luiz da Silva, Ewerton Wilen, Juliana Morandi, Carlos Mangni, Érik Bretas, Geraldo Magela Guedes e Ronei Eugênio de Souza, da TV Globo de Minas Gerais. Em segundo lugar ficou .Tecnologia do Gás . Educação e Pioneirismo., de Juliana Mousinho de Medeiros, da TV Assembléia do Rio Grande do Norte.
Na categoria Radiojornalismo, venceu a reportagem .A Educação Profissional Abre Novos Horizontes para Jovens Gaúchos., de Wilson Severo da Rosa, da Rádio Bandeirantes AM, do Rio Grande do Sul. Nessa categoria, levou medalha de prata a matéria .SENAI, uma História de Vitórias., de Tales Giovani Armiliato, da também gaúcha Rádio São Francisco SAT.
Pela categoria Internet, a primeira colocada foi a reportagem .A Nova Engrenagem da Indústria., de Maria Inês Calado César de Andrade e Gustavo Belarmino Santos, do Jornal do Commercio On-line, de Pernambuco. O trabalho destaca a necessidade de criação de novos cursos técnicos e tecnológicos. Em segundo lugar nessa categoria ficou o trabalho .Com 7,5% do Total de Alunos Ensino Médio Precisa Triplicar Vagas., de Camila Marques, da Folha On-line, que mostra como o avanço tecnológico mudou o
perfil dos operários.
O concurso destaca os melhores trabalhos jornalísticos sobre educação profissional nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Internet e Telejornalismo. Neste ano, 113 jornalistas
inscreveram no prêmio 136 trabalhos, que foram publicados entre 1º de outubro de 2004 e 30 de setembro de 2005.
Uma das grandes inovações nesta edição do evento é a transmissão da cerimônia de premiação ao vivo pela Internet, pelo site http://www.senai.br/reportagem. Nesse endereço, é possível assistir à
cerimônia e também ver mais detalhes sobre o prêmio e os vencedores.
Uma comissão interna do Prêmio selecionou 27 reportagens finalistas e um júri formado pelos jornalistas José Maria Trindade (presidente), da Rádio Jovem Pan; Cláudia Bomtempo, da Rede Globo de Televisão; Fredy Krause, da Agência Estado; Orivaldo Perin, de O Globo; e Sérgio Prado, da Gazeta Mercantil, escolheram os ganhadores. O primeiro colocado em cada categoria recebeu R$ 15 mil e o segundo R$ 7 mil. O vencedor geral do Prêmio SENAI de Reportagem recebeu outros R$ 20 mil.

Prêmio SENAI de Reportagem 2005 - Vencedores

Categoria: Jornalismo Impresso

1º lugar
Reportagem: Prepare-se para ter Trabalho (*)
Autor(es): Renata Mariz e Carmen de Souza
Veículo: Correio Braziliense (DF)
(*) Reportagem vencedora do Prêmio SENAI de Reportagem 2005

2º lugar
Reportagem: Os Melhores MBAs no Brasil
Autor(es): Márcia Rocha e Daniela de Lacerda
Veículo: Revista Você S.A (SP)

Categoria: Internet

1º lugar
Reportagem: A Nova Engrenagem da Indústria
Autor(es): Maria Inês Calado César de Andrade e Gustavo Belarmino Santos
Veículo: Jornal do Commercio On-Line (PE)

2º lugar
Reportagem: Com 7,5% do Total de Alunos Ensino Médio Precisa Triplicar
Vagas
Autor(es): Camila Marques
Veículo: Folha On-Line (SP)

Categoria: Telejornalismo

1º lugar
Reportagem: Siderurgia e Metalurgia: A Educação Profissional para um
Mercado em Expansão
Autor(es): Ismar Madeira Cunha Júnior, Saulo Luiz da Silva, Ewerton
Wilen, Juliana Morandi, Carlos Mangni, Érik Bretas, Geraldo Magela Guedes
e Ronei Eugênio de Souza
Veículo: TV Globo (MG)

2º lugar
Reportagem: Tecnologias do Gás . Educação e Pioneirismo
Autor(es): Juliana Mousinho de Medeiros
Veículo: TV Assembléia (RN)

Categoria: Radiojornalismo

1º lugar
Reportagem: A Educação Profissional Abre Novos Horizontes para Jovens
Gaúchos
Autor(es): Wilson Severo da Rosa
Veículo: Rádio Bandeirantes AM (RS)

2º lugar
Reportagem: SENAI, uma História de Vitórias
Autor(es): Tales Giovani Armiliato
Veículo: Rádio São Francisco SAT (RS)



Sigilo de jornalistas em discussão
Enviado por Carlos Honorato em 29/11/2005 20:31:58

Do site Comunique-se


O procurador da República Bruno Caiado Acioly quer contestar na Justiça o direito da imprensa de preservar o anonimato de fontes de notícias de interesse público. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a uma troca de e-mails entre Acioly e colegas do Ministério Público, nos quais ele pede subsídios aos colegas de trabalho e revela sua intenção de mover mandado de segurança para quebrar sigilo telefônico de quatro jornalistas que escreveram sobre corrupção envolvendo servidores do Banco Central e dirigentes de bancos privados.

Segundo fontes do Estadão no MP, Policarpo Júnior e Alexandre Oltramari, de Veja, e Expedido Filho, do Estado, seriam três dos quatro nomes dos profissionais que apuraram pelo telefone casos de corrupção. “É imprescindível a quebra do sigilo telefônico dos jornalistas”, escreveu num dos e-mails.

Acioly confirmou ao jornal Estado de S. Paulo a consulta aos colegas, mas negou a decisão de entrar com o mandado para quebrar a lei de proteção a fontes. “Por enquanto, é uma discussão acadêmica, teórica, para promover reflexão sobre os limites do sigilo da fonte”.

Ele afirma não ser contra o sigilo dos informantes da imprensa, que, segundo o procurador, “é uma conquista democrática do Estado de Direito”, embora defenda sua flexibilidade quando a fonte se envolve em crimes. “Um terrorista que avisa ao jornalista que vai contaminar o reservatório de água de uma cidade não deve ter seu sigilo quebrado?”, pergunta.

“A questão nevrálgica é saber se podemos ou não quebrar o sigilo telefônico do jornalista quando este se recusa a revelar seu informante, sob o fundamento do sigilo da fonte. Este sigilo é ou não relativo?”.

O procurador e a colega Raquel Branquinho já haviam entrado com medida cautelar de quebra de sigilo dos quatro jornalistas, mas a juíza Maria de Fátima de Paula Pessoa Costa, da 10ª Vara Federal, negou o pedido. O processo é sigiloso. A Polícia Federal diz que não recebeu ordem de quebra de sigilo telefônico.

Acioly é autor de ação, também em parceria com Raquel, contra o escândalo Marka FonteCindam, que provocou prejuízo de R$ 1,5 bilhão ao Erário, há seis anos.

Depois de negada a medida cautelar, movida em 25 de junho, Acioly fez a consulta aos colegas. “O pedido do mandado de segurança é a reforma da decisão que indeferiu a quebra do sigilo telefônico de quatro jornalistas, números comerciais e particulares, sob o fundamento do resguardo do sigilo da fonte”.

A quebra do sigilo, segundo Acioly, se devia “ao fato de que os quatro jornalistas invocavam constantemente o sigilo profissional para não revelar o nome do informante, provavelmente alguém de dentro do esquema”.

De acordo com matéria publicada na edição desta terça-feira (29/11) do Estadão, a maioria dos colegas ficou contra a quebra de sigilo, embora alguns tenham apoiado.





< Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >
268 registros

Edição:


Sem frase

Sem enquetes no momento.

Sem broncas

Enviar bronca
MP3 Player


Iniciar sessao