Carregando...
 
 
Brasília-DF, 01 de Novembro de 2012. Ano 8
Hoje
NOVEMBRO/2012
D S T Q Q S S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Total de 33219 notícias
OPERAÇÃO PORTO SEGURO
Justiça manda soltar os irmãos Paulo e Rubens Vieira
Da redação em 30/11/2012 21:10:15

Rubens Vieira, ex-diretor da Anac preso no último sábado

Rubens (foto) e seu irmão Paulo são acusados de comandar quadrilha de venda de pareceres (Reprodução do Facebook)

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região mandou soltar na tarde desta sexta-feira os irmãos Paulo e Rubens Vieira, apontados como integrantes da organização criminosa que se infiltrou em órgãos públicos para compra de pareceres técnicos e tráfico de influência.

Paulo, diretor afastado de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens, afastado da diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram presos há uma semana pela Polícia Federal por suspeita de corrupção ativa, tráfico de influencia e formação de quadrilha durante a Operação Porto Seguro.

O TRF concedeu liminar em habeas corpus para os irmãos e impôs duas condições: eles deverão comparecer à Justiça a cada quinze dias e não poderão sair do país. Informações da Veja.


OPERAÇÃO PORTO SEGURO
Em escuta da PF, Rosemary diz que Lula parece um “velho caquético”
Da redação em 30/11/2012 19:35:47

Do R7, com Agência Estado

 Uma conversa de Rosemary Noronha grampeada pela Polícia Federal em maio deste ano mostra a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo comparando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a “um velho caquético”.  Ela dizia a Paulo Vieira, ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), que estava preocupada com a imagem pública de Lula após um suposto tombo levado em casa. As informações são do Jornal Folha de S.Paulo.
 
No diálogo, Vieira diz que achou Lula muito abatido em evento no Rio e Rose responde: "É, eu já falei pra ele. Ele tem que parar de se expor em público enquanto a perna dele não ficar boa... Ele levou um tombo domingo passado dentro de casa... Ele tá parecendo um velho caquético".
 
O ex-diretor discorda da comparação e Rose responde que a impressão depende do canal a que se estiver assistindo: “Uma coisa é você ver uma foto no jornal manipulada pelo [Ricardo] Stuckert [fotógrafo do Instituto Lula]. Outra coisa é você ver um movimento na Globo News".
 
Rosemary e o ex-diretor perderam seus cargos depois que foram indiciados pela Polícia Federal na operação Porto Seguro, deflagrada na última sexta-feira (23). A investigação desbaratou um esquema de venda de pareceres técnicos fraudados para favorecer empresas privadas.
 
Relatório de inteligência da Polícia Federal revela que Rosemary disse a Paulo Vieira e a seu irmão Rubens Vieira, ex- diretor de Infraestrutura da Anac (Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil), que trataria de suas nomeações para agências reguladoras com Lula. O documento não cita nominalmente o petista, mas investigadores estão certos de que Rose se referia a ele ao escrever "PR" em e-mails trocados com os Vieira.
 
O jargão é usado no governo para se referir ao chefe do Executivo.
 
Carvalho
 
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta sexta-feira (30) que a revelação da troca de e-mails entre Rosemary e os irmãos Vieira não complica a situação de Lula.
 
— Não tem nenhuma complicação para o presidente Lula
 
A afirmação foi feita quando Carvalho chegou ao Ministério da Previdência para uma reunião de trabalho com o secretário-executivo da pasta, Carlos Gabas.  Ele também negou que tenha informado Lula da operação da PF, que envolveu Rosemary, que é amiga do ex-presidente.


INTERNACIONAL
Nasa desmente ‘fim do mundo‘ e alerta sobre suicídios
Da redação em 30/11/2012 17:43:16

DA BBC BRASIL

Após receber uma enxurrada de cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, a agência espacial americana (Nasa) resolveu "desmentir" esses rumores na internet. Nesta quarta-feira (28), a Nasa fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para desmentir que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo.

Segundo o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, muitas das cartas expondo preocupações com as teorias apocalípticas são enviadas por jovens e crianças.

Alguns dizem até pensar em suicídio, de acordo com o cientista, que também mencionou um caso, reportado por um professor, de um casal que teria manifestado intenção de matar os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse.

"Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio", afirmou Morrison.

"Há um caso de um professor que disse que pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse. O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós."

CALENDÁRIO MAIA

Um desses rumores difundidos pela internet justifica a crença de que o mundo acabará no dia 21 dizendo que essa seria a última data do calendário da civilização maia.

Outro rumor tem origens em textos do escritor Zecharia Sitchi dos anos 70. Segundo tais teorias, documentos da civilização Suméria, que povoou a Mesopotâmia, preveriam que um planeta se chocaria com a Terra. Alguns chamam esse planeta de Nibiru. Outros de Planeta X.

"A data para esse suposto choque estava inicialmente prevista para maio de 2003, mas como nada aconteceu, o dia foi mudado para dezembro de 2012, para coincidir com o fim de um ciclo no antigo calendário maia", diz o site da Nasa.

Sobre o fim do calendário maia, a Nasa esclarece que, da mesma forma que o tempo não para quando os "calendários de cozinha" chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.

A agência espacial americana enfatiza que não há evidências de que os planetas do sistema solar "estejam se alinhando", como dizem algumas teorias, e diz que, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes. Também esclarece que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 e muito menos de que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.

"Não há base para essas afirmações", diz. "Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu", diz o site da Nasa.


MÚSICA
Madonna chega ao Rio e já está em hotel na Zona Sul da cidade
Da redação em 30/11/2012 13:41:20

Madonna já está no Brasil! Na manhã desta sexta-feira, 30, a estrela pop chegou ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 11h30, e desembarcou no terminal de cargas do local. De lá, ela seguiu com a família - o namorado, Brahim Zaibat, e os filhos -, de carro, para o Fasano, hotel onde ficará hospedada na Zona Sul do Rio, onde entrou por volta das 12h10. A escolta da cantora teve 15 batedores.
 
Segundo informações, a cantora veio com todo seu staff, incluindo preparadores físicos, os seus quatro filhos com seus professores particulares, maquiadores, coreógrafos, figurinistas, assistente pessoais e dançarinos. Ao descer do avião, ela usou a manga de sua camisa para se proteger do sol.
   
Assim que chegaram ao hotel, o namorado da diva e Rocco, seu filho mais velho, logo correram para apreciar a vista da cidade. Brahim estava sem camiseta e mostrou seus músculos.
 
Madonna volta a fazer shows no Brasil esta semana depois de quatro anos (na última vez que veio ao país ela não se apresentou). A cantora traz a turnê "MDNA" - que teve início com um show em Israel em maio - para o Rio de Janeiro (no dia 02/12), São Paulo (nos dias 4 e 5/12) e Porto Alegre (no dia 9/12). Informações do EGO.


POLÍTICA
Procurador fica fora do relatório da CPMI do Cachoeira
Da redação em 30/11/2012 13:36:22

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), modificou, nesta quarta-feira (28/11), o seu parecer inicial e retirou o pedido de indiciamento de jornalistas e de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Com as alterações, o relatório final pede o indiciamento de 29 pessoas e a responsabilização de 12 agentes com foro privilegiado na Justiça.

Hoje, o relator apenas leu o resumo do parecer, que tem 89 páginas e está disponível na internet. A votação do texto ficou para a quarta-feira (5/12), depois que foi aprovado o pedido de vistacoletivo pelo período de cinco dias úteis. Os parlamentares terão uma semana para sugerir novas modificações no relatório.

Segundo Cunha, a mudança foi possível porque o indiciamento de jornalistas e a investigação de Gurgel não eram questões centrais, como o “núcleo da organização criminosa”. Agora, ele espera aprovar o texto. “Esse relatório, com as alterações que fizemos, significará a intenção da maioria da comissão”, afirmou.

Pressão
 Na opinião do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), a exclusão desses itens do relatório só aconteceu graças à pressão de parlamentares da CPMI. “A pressão exercida pelo grupo independente teve a sua primeira vitória”, disse. Segundo ele, ainda faltam a inclusão no relatório de outras linhas de investigação, como a relação da construtora Delta com agentes públicos de outros estados além de Goiás, assim como com o governo federal. Onyx faz parte de um grupo de parlamentares que entregou uma representação a Roberto Gurgel na semana passada.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse que o pedido de indiciamento de jornalistas e a investigação do procurador-geral da República funcionavam como uma cortina de fumaça para esconder interesses de grupos contra e a favor da presença do dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, no relatório. “A CPMI retornou ao seu foco. Desfez-se a cortina de fumaça e cada um vai ter de dizer se quer investigar ou não”, afirmou Miro. Segundo Lorenzoni, o “duelo agora vai ser da bancada do Cavendish contra a outra, que quer ver tudo investigado”.

Sem acordo
 O relator não aceitou o acordo firmado, pouco antes do início da reunião, entre o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e parlamentares da base governista e da oposição. Segundo o acordo, as sugestões enviadas pelos parlamentares e aceitas pelo relator entrariam no texto final. Já as rejeitadas pelo relator poderiam ser votadas no plenário da comissão. Cunha foi contra a última parte do acordo. “Quem não concorda com o texto completo precisa votar contra todo o relatório”, disse. Para o deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), a posição de Cunha foi intransigente. Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados.


BRASIL
Niterói é a cidade com mais mulheres bonitas no mundo
Da redação em 30/11/2012 11:07:51

Niterói

As belezas de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, enfim foram reconhecidas pelo mundo. E não são apenas as belas paisagens da cidade, mas sua população em especial a feminina. Isto porque Niterói foi eleita a cidade com mais mulheres bonitas do mundo.

A pesquisa foi publicada em um site americano destinado ao público masculino. Na eleição, Niterói desbancou cidades da Dinamarca, República Checa e Estados Unidos.

De acordo com os homens da cidade a praia e o sol favorecem o time das niteroienses. Da cidade já saíram modelos famosas como Juliana Galvão e Raica de Oliveira.  As curvas das mulheres de Niterói, inclusive, serviram de inspiração para algumas obras do arquiteto Oscar Niemeyer.(R7)


JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PT
STF tende a pedir perda imediata de mandatos
Da redação em 30/11/2012 11:01:47

O Supremo Tribunal Federal deve condenar à perda dos mandatos os deputados condenados no esquema do mensalão.O assunto será decidido na próxima semana pelo plenário do Supremo e criará divergências entre o tribunal e a Câmara dos Deputados.Pelas contas de integrantes da Corte, ao menos seis ministros votarão pela cassação imediata dos mandatos.  Outros ministros deverão julgar que a cassação dos mandatos depende da votação do plenário da Câmara.
 
Os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) perderiam os mandatos como decorrência direta das condenações pelos crimes que cometeram.Neste caso, caberia à Mesa da Câmara apenas declarar a perda do mandato, o que teria de fazer obrigatoriamente.
 
Os ministros que defendem essa tese argumentam que a Constituição, no artigo 15, prevê a cassação de direitos políticos de quem for condenado pela prática de crime com sentença transitada em julgado, ou seja, não passível de recursos.  Se a cassação dependesse da Câmara, o parlamentar condenado e com os direitos políticos cassados poderia continuar a exercer o mandato. Situação que esses ministros classificam como absurda.
 
Por outro lado, parte dos ministros argumenta que a Constituição é categórica — em seu artigo 55 — ao definir que nesses casos a cassação depende da aprovação da maioria do plenário.
 
O texto da Constituição define que "perderá o mandato o deputado ou senador (...) que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado".  Mas vincula a perda do mandato ao voto da maioria absoluta do plenário da respectiva Casa.
 
Para contornar a contradição entre os dois artigos da Constituição, alguns ministros afirmarão que cabe à Câmara decidir a cassação de mandatos de parlamentares que cometerem crimes contra a administração pública, por exemplo.  Um dos ministros afirmou que o deputado que se envolver num acidente de trânsito e eventualmente for condenado por homicídio culposo não precisaria necessariamente perder o mandato. (R7)


OPERAÇÃO PORTO SEGURO
Ex-chefe de gabinete em São Paulo nega tráfico de influência; Lula não comenta
Da redação em 30/11/2012 10:32:57

Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, negou nessa quinta-feira, 30, ter cometido tráfico de influência ou qualquer outro ato de corrupção enquanto ocupou o cargo. Em nota distribuída por seu advogado, Luiz José Bueno de Aguiar, ela diz que está interessada em provar sua inocência em relação às denúncias da operação Porto Seguro, da Polícia Federal, e que pretende prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades.

"Do dia para a noite, tive minha vida devassada e apontada como pivô de um esquema criminoso que atrai a atenção de toda a mídia", diz a ex-chefe em sua nota. "Sou, portanto, a pessoa mais interessada em provar que não tive qualquer participação em supostas fraudes em pareces técnicos ou corrupção de servidores públicos para favorecimento a empresas privadas."

Indiciada pela PF, ela também afirma que, enquanto trabalhou para o PT ou para a Presidência, nunca fez "nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam". E mais: "Nunca soube também de qualquer relação pessoal ou profissional deles com os irmãos Paulo e Rubens Vieira."

Sobre as viagens que fez ao exterior, como parte de comitivas da Presidência da República, Rosemary diz: "Quero dizer que todas as viagens que fiz ao exterior foram por solicitação do cerimonial da PR, em decorrência de meu cargo e função e, para isso, fiz curso no Itamaraty, não havendo, portanto, nada de irregular ou estranho neste fato."

Amizade. Sobre as relações com os irmãos Vieira, afirma: "Há mais de 10 anos, tenho com o senhor Paulo Vieira uma forte relação de amizade, hoje abalada por detalhes da operação da Polícia Federal."

Ao final da nota, ela manifesta confiança: "Mesmo perplexa com o caso, tenho absoluta certeza de minha inocência. Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção, como em breve ficará provado."

A assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que ele não vai comentar os e-mails da ex-chefe de gabinete. De acordo com a assessoria, o ex-presidente é citado nos e-mails de uma terceira pessoa, de maneira passiva, e, portanto, não tem declarações a fazer.

A assessoria também enfatizou que a Procuradoria-Geral da República, ao tratar das investigações relacionadas à Operação Porto Seguro, já declarou que não existe nada relacionado ao ex-presidente.

O criminalista Fauzi Achôa, que defende Rubens Vieira, declarou que "não há nenhum delito, nenhum crime na troca de e-mails". "Trata-se apenas de uma conversa particular, a respeito de assuntos particulares. O que está errado, por constituir uma indiscrição, é a divulgação dessas conversas."

"Qual o delito que pode haver na solicitação de um emprego a uma pessoa conhecida?", pergunta Achôa. "Cargos de confiança em empresas públicas são preenchidos por indicações É comum trocar informações."

O criminalista Pierpaolo Bottini, que defende Paulo Vieira, foi categórico. "Paulo não é chefe de quadrilha, nunca foi."

O deputado Cândido Vaccarezza negou conhecer Paulo: "Não há uma pessoa no governo do primeiro ao rabugésimo escalão que vá dizer que eu pedi para indicar esse Paulo. Se encontrar vai me desmoralizar. Procure." /FAUSTO MACEDO, FERNANDO GALLO E BRUNO BOGHOSSIAN


OPERAÇÃO PORTO SEGURO
E-mails indicam que Rose tratou com Lula das nomeações dos irmãos Vieira
Da redação em 30/11/2012 10:10:12

 Fausto Macedo, Fernando Gallo e Bruno Boghossian, de O Estado de S.Paulo

Relatório de inteligência da Polícia Federal revela que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha disse aos irmãos Rubens e Paulo Vieira que trataria de suas nomeações para agências reguladoras com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento não cita nominalmente o petista, mas investigadores da Operação Porto Seguro - que desmantelou a organização infiltrada em órgãos públicos para venda de pareceres técnicos - estão certos de que Rose se referia a Lula ao escrever "PR". O jargão é usado no governo para se referir ao chefe do Executivo.

Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe do esquema, era diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Seu irmão Rubens foi nomeado diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos no governo Lula.

Os e-mails entre Rose, Paulo e Rubens - aos três são imputados crimes de corrupção e tráfico de influência - estão copiados no capítulo "troca de favores", do dossiê número 9 da Porto Seguro, rotulado R9 pela PF. A transcrição das correspondências preenche dois volumes de 250 páginas cada. As citações em código também fazem menção ao ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, segundo as investigações.

Os analistas demonstram perplexidade ante a intensa dedicação da ex-chefe de gabinete para nomeações e obtenção de mimos. "Diante de tantas trocas de favores buscou-se produzir, com base nos elementos de prova colhidos até o momento, uma relação sobre favores, pedidos, cobranças, ou vantagens que Paulo pede para Rose, e também, favores, cobranças, pedidos ou vantagens que Rosemary pede para Paulo."

O R9 indica o início das negociações do grupo para assumir cargos estratégicos nas agências reguladoras. Em 20 de janeiro de 2009, Rubens mandou e-mail para Rose, às 14h52, no qual anota. "Tendo por referência a conversa mantida com Paulo na data de hoje passo a descrever a questão da diretoria da Anac. No próximo mês de março termina o mandato do diretor Ronaldo Seroa da Mota e o presidente Lula poderá indicar um novo titular para o cargo."

Rubens começa a fazer lobby de si mesmo, "Eu preencho todos os requisitos para o cargo. Sou o corregedor-geral da agência desde 2006, nomeado pelo presidente da República."

No dia seguinte, às 10h46, Rose retorna. "Oi Rubens, vou tentar falar com o PR na próxima terça feira na sua vinda a São Paulo. Me envie seu currículo atualizado e os artigos que o Paulo falou. Se você estiver aqui em SP posso te colocar no evento de terça feira à tarde. Pelo menos vê se cumprimenta só para ele lembrar de vc, aí eu ataco. Bjokas. Rosemary."

Experiência. No dia 24 de agosto de 2009, às 14h07, Paulo inicia assim mensagem. "Prezada Rose, caso da ANA." "Todos na diretoria são técnicos da área de Hidrologia. A minha experiencia com questões do setor portuário e hidrovias ajuda bastante em questões de licenciamento ambiental e outorga para hidrovias e usinas. Há forte interação entre as atividades da ANA e da Antaq (Associação Nacional de Transportes Aquaviários), onde estou há quatro anos. O Sandro Mabel (deputado de Goiás pelo PMDB) me disse que falou com a Dilma que passou a questão a um de seus assessores." Na ocasião, Dilma Rousseff era a titular da Casa Civil.

Oito minutos depois, Rose respondeu a Paulo. "Posso dar para o PR esse paper do jeito que está?"

Em outro e-mail, de Rose a Paulo, de 18 de dezembro de 2009, ela faz um pedido. "Paulo, gostaria que você juntasse tudo que saiu na imprensa a seu respeito e me enviasse. Quero MOSTRAR para o PR."


DISTRITO FEDERAL
DF é única unidade da Federação com feriado para o Dia do Evangélico
Da redação em 30/11/2012 08:44:10

O Dia do Evangélico, que é comemorado nesta sexta-feira (30), existe em todo o País, mas somente no Distrito Federal a data é considerada feriado, criado por uma lei distrital em 1995. A proposta partiu do então deputado Carlos Xavier (PMDB), que conseguiu aprovar o projeto na Câmara Legislativa.
 
A lei foi sancionada pelo então governador Cristovam Buarque (PDT), e, desde então, passou a fazer parte do calendário comemorativo oficial do GDF (Governo do Distrito Federal).
 
A data acabou ganhando força em outros estados e municípios que também adotaram o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico. Em 15 de setembro de 2010, a lei se tornou nacional, com a sanção pelo então presidente Lula do projeto de lei 3541/08, de autoria do deputado federal Cléber Verde (PRB-MA).
 
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o número de evangélicos aumentou mais de 60% em apenas uma década no Brasil. Um crescimento que está transformando o País, até então conhecido como a maior nação católica do mundo.O estudo mostra que o número de evangélicos cresce de forma acelerada. Em apenas uma década, a população evangélica teve um acréscimo de 16 milhões de pessoas. E a projeção é de que o número de evangélicos ultrapasse o de católicos nos próximos 30 anos.
 
Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura do DF realiza uma programação com shows de bandas gospel. O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no gramado da Esplanada dos Ministérios. A programação conta com 25 atrações, com destaque para Damares que se apresenta na sexta-feira (30) e Trazendo a Arca, no sábado, 1º de dezembro.
 
Devido às comemorações, os agentes de trânsito do Detran/DF estarão nas vias de ligação da S1 com a N1, em frente à Catedral e ao Bloco C da Esplanada dos Ministérios, a partir das 16h.
 
A partir das 18h, as vias de ligação da N1 com a S1 em frente à Catedral serão totalmente fechadas. Os estacionamentos, tanto dos ministérios quanto dos anexos, estarão liberados.
 
Por ser um feriado distrital, além dos órgãos federais, algumas instituições do DF, como o Tribunal de Justiça, funcionam normalmente.
 
Em Rondônia, o Dia do Evangélico é comemorado no dia 18 de junho e é feriado desde 2002, por força da lei estadual 1.206, de 20 de dezembro de 2001. O DF, portanto, é a única unidade da Federação que tem feriado no dia 30 de novembro, dia oficial da data comemorativa.(R7)


DISTRITO FEDERAL
Caputo e Ibaneis tratam da transição na OAB
Da redação em 29/11/2012 21:09:08

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, parabenizou o candidato vencedor das eleições para o triênio 2013/2015, Ibaneis Rocha, e o convidou para um café da manhã, às 10h de sexta-feira (30/11), para tratar dos planos de transição da atual para a nova diretoria.
 


DISTRITO FEDERAL
Brasília recebe selo de Capital Ibero-americana da Juventude
Da redação em 29/11/2012 18:45:54

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu nesta quinta-feira o selo internacional “Brasília – Capital Ibero-americana da Juventude 2013”. O título inédito é um reconhecimento criado pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), e Brasília é a primeira cidade a receber a homenagem entre os 21 países que integram a organização. Com o selo internacional, a capital federal passa a ser palco de importantes ações de integração, participação, promoção e garantia de direitos aos jovens.

“É um gesto que atrai para a capital a possiblidade de maior envolvimento com assuntos da juventude e que representa uma referência nas políticas desenvolvidas. O esforço que estamos fazendo para o desenvolvimento integral dos jovens, seja na educação, segurança ou lazer, tornou a capital um forte exemplo para a OIJ”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

Segundo o secretário-geral da organização, Alejo Ramirez, o envolvimento crescente do GDF nas políticas públicas destinadas à juventude foi um dos principais fatores para Brasília receber o título inédito. “Nós também acreditamos ser esta uma grande oportunidade para Brasília, não apenas para fortalecer as iniciativas do governo, como também para incentivar outros países a conhecerem o trabalho realizado na cidade para atender os jovens”, destacou Ramirez.

Cooperação - A OIJ é uma organização intergovernamental que tem como missão promover a cooperação entre países Ibero-americanos nas políticas relacionadas à juventude. É na Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude, instância máxima de decisão da OIJ, que se definem as políticas gerais e as ações a serem realizadas.

O título inédito concedido a Brasília permitirá a divulgação internacional das ações realizadas pela capital federal em prol da juventude. Uma agenda de parcerias e cooperações entre o GDF, o governo federal, organismos internacionais, agências de cooperação e sociedade civil deve intensificar as políticas públicas ao longo de 2013.

Estiveram presentes na entrega do título a secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ), Severine Macedo; o diretor no Cone Sul (que representa Argentina, Paraguai, Venezuela e Chile), Luiz Acosto, e o coordenador de Juventude da Secretaria de Governo do DF, Carlos Odas.

Conferência – O reconhecimento à cidade acontece no mesmo dia em que Brasília sedia a abertura da XVI Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude. É a primeira vez que a conferência será realizada no Brasil.

Representantes da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República (SNJ), da Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ), e ministros de juventude dos 21 países participantes se reúnem hoje, às 19h, no Salão Branco do Palácio do Buriti para a abertura da conferência. 

Também compõem a Organização Ibero-Americana de Juventude, representantes de organismos internacionais, agências do Sistema ONU (Organização das Nações Unidas), agentes de cooperação e, ainda, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e redes de jovens internacionais. Nesta edição, a conferência, que vai até sábado (1º), terá como tema central “Juventude, Desenvolvimento Sustentável e Governança Global”, em continuidade aos diálogos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20. Informações da Agência Brasília.


DISTRITO FEDERAL
Hospital Anchieta demite 21 técnicos em enfermagem que trabalhavam como médicos
Da redação em 29/11/2012 18:43:27

Após as denúncias de que técnicos de enfermagem estariam fazendo o papel de médico auxiliar durante as cirurgias em hospitais particulares do Distrito Federal, a direção do Hospital Anchieta, em Taguatinga Norte, demitiu 21 técnicos que trabalhavam no local.

As demissões ocorreram nesta quinta-feira (29/11), por justa causa. Os funcionários trabalhavam no centro cirúrgico da instituição.

Segundo o hospital, a medida teria sido motivada por uma suposta greve dos profissionais e abandono de trabalho. No entanto, os trabalhadores garantem que a demissão é uma retaliação por conta da divulgação das práticas ilegais de medicina no hospital.

A denúncia veio à tona em uma reportagem publicada pelo Correio. Há prontuários, relatórios e vídeos que comprovam o recorrente uso de mão de obra despreparada em pelo menos cinco hospitais particulares do Distrito Federal.Informações do Correio Braziliense


BRASIL
Mais presente no mercado, mulher tem menos filhos
Da redação em 29/11/2012 17:28:25

Em uma década, as mulheres ampliaram sua presença no mercado formal de trabalho, mas também aumentaram sua jornada. Estudaram mais e passaram a chefiar um número maior de famílias.  Também passaram a ter menos filhos e postergaram a maternidade -o que contribuiu para o envelhecimento da população do país no período. A tendência de mudança no perfil feminino, já sinalizada em pesquisas anteriores, é confirmada pelos dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada ontem pelo IBGE.

 Simultaneamente ao crescimento de 43,2% para 54,8% no número de mulheres ocupadas formalmente entre 2001 e 2011, elas adiaram a maternidade, o que ocorreu em todas as faixas etárias da fase reprodutiva. Na de 25 a 29 anos, 31% não tinham filhos em 2001. Dez anos mais tarde, o percentual subiu para 40,8%. Quanto maior o nível de estudo, mais tardia é a maternidade, segundo o IBGE.

 Tal comportamento rebateu na taxa de fecundidade do país, que caiu para 1,95 filho por mulher em 2011, menos do que o necessário para "repor" a população (2,1 filhos) e evitar o decréscimo de habitantes no futuro.

 ‘NATURAL‘

 Gabriel Ulyssea, pesquisador do Ipea, diz que "é natural que a maior participação feminina no mercado de trabalho leve ao adiamento da decisão de ter filhos". "É algo que ocorreu já em países desenvolvidos e estamos vivendo agora no Brasil de modo mais intenso."

 Para Márcio Salvato, professor do Ibmec, os dois fenômenos (recuo da fecundidade e inserção no mercado de trabalho) ocorreram em paralelo, decorrentes da maior urbanização do país e do avanço da escolaridade das mulheres.

 Mesmo mais instruídas e chefiando um número maior de lares (em sua maioria, sem a presença do pai), as mulheres têm renda correspondente a 73,3% da dos homens. "Estudos mostram que, comparando os mesmo setores e escolaridade, as mulheres ganham menos. É uma prova da discriminação no mercado de trabalho", diz Salvato.

 Ulyssea pondera que em todo mundo, mesmo em países desenvolvidos, o problema do diferencial de salários persiste, embora tenha se reduzido -em 2001, as mulheres brasileiras ganhavam 69% do rendimento masculino.

 Apesar de ampliarem sua jornada entre 2001 a 2011, as mulheres continuavam a dedicar menos tempo ao trabalho produtivo do que os homens. Mas, se incluído nessa conta o tempo gasto com afazeres domésticos, a jornada semanal das mulheres tinha dez horas a mais do que a dos homens.

 MERCADO MATRIMONIAL

 Outro dado revelado pela pesquisa é que o "mercado matrimonial" está mais restrito para elas: "faltavam" quase 6 homens para cada grupo de 100 mulheres.

 Em Salvador e Rio de Janeiro, o problema era mais grave. As regiões metropolitanas com menor deficit de homens eram de Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Informações da Folha.


MÚSICA
Ana Carolina participa de show da turnê de Tony Bennett
Da redação em 29/11/2012 16:47:04

Ana Carolina participa de primeiro show da turnê brasileira de Tony Bennett Divulgação/Divulgação
Ana Carolina participou do álbum "Viva Duets", de Tony Bennett Foto: Divulgação / Divulgação

Aos 86 anos de idade, Tonny Bennett desembarca no Brasil para três apresentações - a primeira delas nesta quinta-feira, dia 29, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. E quem estará ao lado dele no show é a mineira Ana Carolina, para apresentar ao vivo a parceria já ouvida no álbum Viva Duets, com a música The Very Thought Of You, da década de 30. A canção já foi gravada por Ella Fitzgerald, Etta James e Billie Holliday; e, na versão de Ana Carolina, conta com um trecho cantado em português. O álbum Viva Duets, lançado em outubro deste ano, é dedicado principalmente a artistas latino-americanos; e conta com a participação de outra brasileira, Maria Gadú.

Tony Bennett faz mais dois shows no Brasil; um em São Paulo, no Via Funchal, em 1º de dezembro, e o outro em Portugal, no Teatro do Sesi, no dia 4 de dezembro. Ana Carolina, porém, só deve participar do show no Rio. As informações são da Rolling Stone.



< Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >
334 registros

Edição:


Sem frase

Sem enquetes no momento.

Sem broncas

Enviar bronca
MP3 Player


Iniciar sessao